Direitos Humanos

Mulher denuncia à CCDH que militares

espancaram seu marido até a morte

Elizete da Silva denunciou que marido foi espancado por policiais - Eduardo Quadros

Elizete da Silva denunciou que marido foi espancado por policiais

Eduardo Quadros

O presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos (CCDH), deputado Dionilso Marcon (PT), recebeu nesta quinta-feira (02) grave denúncia envolvendo servidores do 20º batalhão de Polícia Militar. Segundo a companheira da vítima, Elizete da Silva, no dia 25 de novembro Anderson de Oliveira Machado, 30 anos, foi espancado brutalmente por policiais militares dentro das baias do Centro de Tradições Gaúchas Recanto da Lagoa, localizado no bairro Sarandi, falecendo cinco dias depois no hospital Conceição.

Elizete denuncia que Anderson estava abrigado da chuva sob o telhado do Centro de Tradições e que testemunhas afirmam que minutos depois uma viatura da BM chegou ao local. Segundo ela, o patrono do CTG conversou com o militares e, após a conversa, os brigadianos foram até o local onde estava o rapaz. Segundo A esposa da vítima, era possível ouvir gritos de dor e gemidos do jovem.

Ela acrescentou que o patrono do CTG, questionado sobre o ocorrido, negou que os policias o houvessem agredido. No depoimento, Elizete disse ainda que Anderson saiu do local vomitando sangue e com várias lesões no corpo e na cabeça. Segundo a testemunha, o motivo atestado no óbito de Anderson foi decorrência de grave hemorragia digestiva.

Segundo o deputado Marcon, Elizete também denunciou a o caso à Corregedoria Geral da Brigada Militar, sob o número 549/2010. O parlamentar exige que os fatos sejam apurados numa investigação rigorosa da Corregedoria e, caso se comprove as denúncias, que os militares sejam afastados imediatamente da corporação e que respondam criminalmente pelos seus atos.

A CCDH também encaminhou o caso para a delegada Silvia Cocaro, da 14ª Delegacia de Polícia da zona norte da Capital, e vai acompanhar os trabalhos de investigação tanto da Corregedoria da BM quanto o inquérito policial.

Foto: Eduardo Quadros

 

 

Publicado em 02/12/2010 às 17:33

Kiko Machado

BANCADA

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada