Perfil parlamentar

Marcon participa de lançamento do livro

sobre trajetória de Adão Pretto

Obra inclui cronologia e pronunciamentos do parlamentar

Trabalhadores - Sebastião Salgado

Trabalhadores

Sebastião Salgado

A trajetória política do deputado Adão Pretto foi relembrada no livro da série Perfis Parlamentares lançado pela Câmara Federal nesta quarta-feira (24), em Brasília. É a primeira vez que a Câmara dos Deputados publica um perfil parlamentar de um deputado baseado em depoimentos de quem conviveu com ele.

Com texto e organização de Ana Luiza Backes e José Cordeiro de Araújo, a publicação inclui uma cronologia dos principais fatos da vida de Adão Pretto e também seus pronunciamentos mais relevantes na Assembleia Legislativa e no Congresso Nacional. "A melhor homenagem que se pode prestar à memória de Adão Pretto é dar prosseguimento a sua luta em defesa dos trabalhadores do campo e da cidade e pela reforma agrária", destacou, durante a solenidade, o deputado estadual eleito Edegar Pretto (PT), filho do parlamentar falecido em 2009.

Estiveram presentes no lançamento o ministro da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vannuchi; o ministro da Defesa, Nelson Jobim; a senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), os deputados federais Henrique Fontana (PT-RS), Dr. Rosinha (PT-PR), Emília Fernandes (PT-RS), Maria do Rosário (PT-RS), Paulo Pimenta (PT-RS) e os deputados federais eleitos Osmar Terra (PMDB-RS) e Dionilso Marcon (PT). A publicação contou com o apoio do 1º vice-presidente da Câmara, deputado Marco Maia (PT-RS), e o 3º secretário, deputado Odair Cunha (PT-MG).

Perfil

Natural de Coronel Bicaco (RS) e criado em Miraguaí (RS), Adão Pretto iniciou sua militância política nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e Comissão Pastoral da Terra. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Miraguaí e fundador da CUT Celeiro. Ajudou a fundar o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) do Rio Grande do Sul.

Diversos projetos de lei voltados ao desenvolvimento da agricultura nacional e à defesa dos pequenos agricultores são de autoria do petista. Entre eles o projeto do Seguro Agrícola nacional. Em 1987, recebeu o Prêmio Springer AL/RS, como deputado destaque. Como deputado federal, teve cinco mandatos, sempre voltados para a questão agrária e a luta dos movimentos sociais do campo e da cidade.

A série Perfis Parlamentares reúne volumes que contêm biografias e textos selecionados dos trabalhos parlamentares de deputados já falecidos cuja ação no Parlamento brasileiro tenha sido notória.

 

 

Publicado em 26/11/2010 às 17:55

Kiko Machado e Aline Tyska

BANCADA

Compartilhar

Deputadas Estaduais

Stela Farias

Líder da Bancada

Stela Farias

Miriam Marroni

Vice-líder Partidária

Miriam Marroni

 

Deputados Estaduais

Edegar Pretto

Presidente da Assembleia Legislativa

Edegar Pretto

Luiz Fernando Mainardi

Vice-líder da Bancada

Luiz Fernando Mainardi

Tarcísio Zimmermann

Líder Partidário

Tarcísio Zimmermann

Endereço: Praça Marechal Deodoro, 101/506 - Porto Alegre-RS - Fones: (51)3210-2913 (Bancada) e (51)3210-1123 (Imprensa)
ptsul@ptsul.com.br

Projetado, desenvolvido e mantido pela coordenadoria da Bancada do PT/AL-RS

Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição 3.0 Adaptada